Metodologias Ativas e TDIC na Educação
SOBRE O CURSO
Desenvolver competências profissionais para atuar com metodologias ativas e tecnologias digitais da informação e comunicação na área educacional.
Com a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto educacional e cada vez mais utilizada no cotidiano de professores e alunos, se faz necessário reorganizar as práticas pedagógicas para que sejam capazes de engajar estudantes para o aprendizado autônomo e ativo, desenvolvendo assim, para além dos conteúdos fixos, o letramento digital visando a formação de cidadãos protagonistas, críticos, reflexivos e atuantes em um mundo contemporâneo de constante mudança.
Para os professores atuantes nesse contexto, é ainda mais desafiador, pois é necessário criar experiências de aprendizagem significativas, onde as TDIC sejam usadas como um recurso em sinergia com as metodologias ativas. Para isso, é importante ofertar aos educadores a oportunidade de formação continuada e aperfeiçoamento profissional para está conectado com experiências de aprendizagem que tornem significativo o uso de tecnologias digitais e que essas possam se configurar em mportantes recursos de personalização da aprendizagem. Dessa forma, professores da Educação Básica e do Ensino Superior têm condições de integrar experiências significativas alinhadas às diretrizes curriculares de curso ou segmento, possibilitando o desenvolvimento, nos estudantes, de uma postura crítica, criativa, colaborativa e com foco na resolução de problemas.
Sendo assim, a proposta desta pós-graduação justifica-se pela necessidade de desenvolvimento de competências tecnológicas aos profissionais da área da educação, saúde e afins, humanos as mudanças exigidas pelas novas estruturas e organizações educacionais que se apresentam na contemporaneidade, com vistas a um processo de ensino aprendizagem horizontal, bem como desenvolver o conhecimento para ferramentas e técnicas que possibilitem maior habilidade com as TDIC.
Identificar as bases teóricas e práticas que fundamentam o desenvolvimento da metodologia no ensino e na aprendizagem;
Identificar e discutir as concepções das competências no processo de aprendizagem;
Oferecer condições de diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento, considerando a aprendizagem como processo ativo;
Oportunizar as possibilidades de exploração das linguagens e práxis para potencializar a aprendizagem ativa, significativa, colaborativa, crítica e inovativa;
Aprimorar profissionais por meio de reflexões e discussões acerca dos pressupostos contemporâneos da educação (presencial, semipresencial e online);
Refletir a prática pedagógica de docentes por meio das tecnologias digitais;
Profissionais portadores de diploma de nível superior, Professores dos diversos níveis de ensino, Coordenadores e Gestores educacionais, que se interessem pela área educacional com foco nas metodologias ativas, tecnologias digitais voltados para educação.
Profissionais de diferentes áreas do conhecimento, interessados em atualização, análise e problematização quanto aos elementos constitutivos da docência na educação superior, próprios da aprendizagem do adulto, ou interessados em ingressar na docência do ensino superior.
12 meses
DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa
CARGA HORÁRIA: 30
DISCIPLINA: Ética e relações interpessoais
CARGA HORÁRIA: 30
DISCIPLINA: Planejamento da ação didática: estratégias ativas para o ensino- aprendizagem
CARGA HORÁRIA: 30
DISCIPLINA: Contexto das Tecnologias Digitais na Educação
CARGA HORÁRIA: 30
DISCIPLINA: Metodologias Ativas e Taxonomia de Bloom: pressupostos e Fundamentação
CARGA HORÁRIA: 30
DISCIPLINA: Aprendizagem ativa, cultura maker e práticas inovadoras
CARGA HORÁRIA: 30
DISCIPLINA: Ensino híbrido
CARGA HORÁRIA: 30
DISCIPLINA: Metodologias ativas de aprendizagem: estratégias pedagógicas
CARGA HORÁRIA: 60
DISCIPLINA: Softwares Educacionais e Ferramentas Tecnológicas na Educação
CARGA HORÁRIA: 30
DISCIPLINA: Games e Gamificação na educação
CARGA HORÁRIA: 30
DISCIPLINA: Planejamento pedagógico com metodologias ativas: processos de ensino aprendizagem
CARGA HORÁRIA: 30
DISCIPLINA: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – Opcional
CARGA HORÁRIA: 30
COORDENAÇÃO
Douglas Vieira de Almeida
Doutorando e Mestre em Educação pelo PPGE-UFAL, Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió – FAMA e Especialista em Ciências Criminais pela mesma Instituição. É também licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau – UNINASSAU e Especialista em Gestão Educacional pela mesma IES.
Atualmente é Professor, Coordenador Institucional, Coordenador do Curso de Direito e Diretor Acadêmico Adjunto da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió – FAMA e Coordenador Institucional de Pós-Graduação da Faculdade Impacto.
Possui experiências nas áreas de Gestão Educacional, Direito, Metodologia da Pesquisa e TIC.