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Educação Especial e Inclusiva Justificativa

SOBRE O CURSO

Promover a formação do pedagogo e outros profissionais em educação especial e inclusiva, oferecendo-lhe meios para o exercício da docência, para que possa exercer de forma crítica, criativa e consciente, os desafios do mundo atual, participando da construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que regulamenta o sistema educacional no Brasil, cursos de bacharelado não habilitam automaticamente à ministração de aulas.

O profissional graduado precisa ter, no mínimo, uma pós-graduação lato sensu (especialização) para atuar como docente no ensino superior privado, bem como uma stricto sensu (mestrado ou doutorado) para atuar como professor efetivo em universidades públicas federais. Isso quer dizer que, para atuar como professor efetivo em uma faculdade particular ou como professor substituto em uma universidade

Uma análise da conjuntura mundial e brasileira revela a necessidade de oferta de uma educação voltada para a cidadania, o que implica no compromisso da escola em capacitar o discente para construir conhecimentos críticos e criativos, uma sólida relação interpessoal, visando ao convívio social baseado no respeito mútuo, na diversidade e no reconhecimento do valor do outro.

Assim sendo, a construção dessa educação cidadã exige uma práxis pedagógica que garanta um ensino de qualidade ministrado por docentes conhecedores das teorias que fundamentam o ensino-aprendizagem; capazes de incorporarem no seu trabalho os avanços das pesquisas nas diferentes áreas de conhecimento, numa visão contextualizada e interdisciplinar, valorizando a relevância ética e social da gestão, e também da sensibilidade afetiva e estética, tendo o humano como centro desse processo, permitindo a inclusão de todos, crianças, jovens e adultos.

Neste contexto, não se pode esquecer que a educação especial e inclusiva assume uma das grandes preocupações desse cenário pedagógico, uma vez que a educação é um direito de todos, o que inclui a pessoa com deficiência.

A educação especial é “uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto a sua utilização nas turmas comuns do ensino regular (BRASIL, 2008, p. 16).

Já a educação inclusiva é “a transformação para uma sociedade inclusiva, um processo em que se amplia a participação de todos os alunos nos estabelecimentos de ensino regular. Trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas, de modo que estas respondam à diversidade dos alunos. É uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos” (SILVA NETO et al, 2018, p. 86).

A inclusão vai além da compreensão destes conceitos. Cabe ao professor e ao gestor escolar buscar a integração real da pessoa com deficiência para garantir seu desenvolvimento integral.

Por isto, a formação para a educação especial e inclusiva passa pela compreensão da organização e legislação da educação, para que o profissional da educação compreenda a como funciona a estrutura do ensino nacional; o conceito de educação especial; os fundamentos do atendimento especial especializado; o conceito de altas habilidades e superdotação; as bases da educação inclusiva; como utilizar as tecnologias assistivas na educação; as relações entre psicomotricidade e movimento; a utilização das salas de recursos multifuncionais; noções didáticas para a educação especial e inclusiva; quais as tecnologias educacionais aplicáveis à educação especial; o sistema Braille e Libras.

A pós-graduação em educação especial e inclusiva da Faculdade Impacto foi pensada a partir desta realidade, com o objetivo de promover a formação do pedagogo e outros profissionais para esta realidade, possibilitando-os de atuar em espaços escolares e não escolares, visando o exercício para e na cidadania.

  • Oferecer ao pedagogo conhecimentos científico-tecnológicos e teórico metodológicos, que o possibilite atuar na área da educação especial e inclusiva, em espaços escolares e não escolares, visando o exercício para e na cidadania.

  • Desenvolver com os pós-graduandos um vasto repertório de saberes que contemplem a pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, os princípios da interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética;

  • possibilitar o exercício da docência em espaços escolares e não escolares;

  • oferecer aos pedagogos referenciais teóricos básicos, técnico-pedagógicos, sócio-políticos e tecnológicos para que possam se tornar verdadeiros agentes transformadores do processo educacional brasileiro;

  • ampliar a visão de mundo dos futuros pedagogos sobre a educação especial e inclusiva, possibilitando-lhes cada vez mais o compromisso com a construção de saberes, na sua formação e, também, no exercício pleno de sua cidadania;

  • conscientizar os estudantes de Pedagogia para que possam promover a aprendizagem nas diferentes fases do desenvolvimento humano e em diversos níveis do processo educativo, aplicando o princípio da ação reflexão-ação;

  • possibilitar o exercício de práticas educativas humanitárias que repudiem as injustiças e a exclusão social.

A pós-graduação em educação especial e inclusiva da Faculdade Impacto é destinada a pedagogos, professores de todas as áreas do conhecimento, coordenadores pedagógicos, consultores educacionais do ensino básico público e privado. Também é recomendado para profissionais que atuem com processos de educação inovadora.

DISCIPLINA: Metodologia do Trabalho Científico
CONTEÚDO: : Introdução ao Método de Pesquisa; Apresentação da Pesquisa; Tipos de Pesquisa; Técnicas de Pesquisa; Planejamento e Projeto de Pesquisa; Fundamentação Teórica.
CARGA HORÁRIA: 30



DISCIPLINA:
 Organização e Legislação da Educação
CONTEÚDO: Estrutura do Ensino Conforme a Legislação; Plano Nacional de Educação; A organização da Educação Nacional e os Sistemas de Ensino; Características Gerais da Educação Básica; Características Gerais da Educação Infantil; Finalidades, Duração e Organização do Ensino Médio; Educação de Jovens e Adultos; Currículo e a Legislação Educacional.
CARGA HORÁRIA: 40



DISCIPLINA:
 Educação Especial e o Atendimento Educacional Especializado (AEE)
CONTEÚDO: Atendimento Educacional Especializado: Discutindo Legislações; Lei nº 10.098 – Acessibilidade (2000); Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: Deficiência Intelectual; Alunos com Necessidades Educativas Especiais: Surdez, Deficiência Auditiva, Cegueira e Baixa Visão; Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: os distúrbios de aprendizagem associados à linguagem e à comunicação; Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: Deficiência Múltipla – DMU; Alunos que Necessitam de Cuidados Especiais de Saúde.
CARGA HORÁRIA: 35



DISCIPLINA:
 Altas Habilidades e Superdotação
CONTEÚDO: Altas Habilidades/Superdotação: Conceito; Quem são os Sujeitos com Altas Habilidades/Superdotação; Altas Aabilidades/Superdotação e a Legislação; Atendimento Educacional Especializado e Alunos com Altas Habilidades/Superdotação.
CARGA HORÁRIA: 20



DISCIPLINA:
 Educação Inclusiva: fundamentos metodologias, teoria e prática
CONTEÚDO: O Conceito de Deficiência; Conceituando Ensino Integrado e o Inclusivo; Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil; Preparando todos os Professores para Ensinar a Todos os Alunos; Prática Inclusiva em Sala de Aula; A Educação Inclusiva e o Processo de Avaliação; A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Declaração de SALAMANCA; Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade (2003); Identidade e Atendimento: Diferença entre Deficiência e Incapacidade; Parceria entre escola e família: a Educação Inclusiva.
CARGA HORÁRIA: 55



DISCIPLINA:
 Tecnologias Assistivas
CONTEÚDO: Tecnologias Assistivas; A Tecnologia Assistiva e suas Possibilidades: Tipos, Características, Recursos e Contexto Escolar; Tecnologia Assistiva e o Professor; Tecnologia Assistiva e a Família.
CARGA HORÁRIA: 25



DISCIPLINA:
 Psicomotricidade e Movimento
CONTEÚDO: Psicomotricidade: Conceito e Histórico; Educação e reeducação psicomotora; Aquisição Motora e Aquisição Simbólica; Desenvolvimento Cognitivo e Desenvolvimento Psicomotor; Corpo e Personalidade; Síndromes Psicomotoras; Jogos Educacionais.
CARGA HORÁRIA: 35



DISCIPLINA:
 Salas de Recursos Multifuncionais
CONTEÚDO: Recursos pedagógicos: A Influência do Lúdico na Aprendizagem de Crianças com Necessidades Especiais; O Planejamento e a Relação Familiar para o Sucesso do Atendimento na Sala de Recursos; A Importância da Avaliação Pedagógica Diagnóstica em Salas de Recursos.
CARGA HORÁRIA: 15



DISCIPLINA:
 Didática e Concepções Pedagógicas
CONTEÚDO: Escola; Planejamento; Currículo e Plano de Ensino; Papel do professor; Didática: Uma Prática Organizada.
CARGA HORÁRIA: 25



DISCIPLINA:
 Tecnologias Educacionais
CONTEÚDO: Cultura Digital e Educação; Tecnologia na Sala de Aula; Uso Pedagógico de Programas de Edição de Texto e Apresentação; Abordagens Para o Uso do Computador na Educação; Paralisia Cerebral – Inclusão Escolar com o Uso da TIC; Tecnologia e Educação Inclusiva.
CARGA HORÁRIA: 30



DISCIPLINA:
 Noções de Braille
CONTEÚDO: O sistema BRAILLE: Definição e Importância; Observações e Normas de Aplicação do BRAILLE: Sinal de Letras Maiúsculas; Pontuações e Sinais Acessórios: Parênteses e Colchetes, Aspas; Técnicas de Leitura e Escrita do Sistema Braille.
CARGA HORÁRIA: 20



DISCIPLINA:
 Noções de Libras
CONTEÚDO: História da Educação de Surdos; Língua Brasileira de Sinais: Uma Conquista Histórica; Língua Brasileira de Sinais: Aspectos Linguísticos e Gramaticais; Noções de Libras; Escrita de Sinais; Políticas de Inclusão versus Educação Bilíngue
CARGA HORÁRIA: 30



DISCIPLINA:
 TCC
CARGA HORÁRIA: 20 



CARGA HORÁRIA TOTAL:
 360 (sem o TCC)

COORDENAÇÃO

Douglas Vieira de Almeida

Doutorando e Mestre em Educação pelo PPGE-UFAL, Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió – FAMA e Especialista em Ciências Criminais pela mesma Instituição. É também licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau – UNINASSAU e Especialista em Gestão Educacional pela mesma IES.

Atualmente é Professor, Coordenador Institucional, Coordenador do Curso de Direito e Diretor Acadêmico Adjunto da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió – FAMA e Coordenador Institucional de Pós-Graduação da Faculdade Impacto.

Possui experiências nas áreas de Gestão Educacional, Direito, Metodologia da Pesquisa e TIC.

CORPO DOCENTE

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