Docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
SOBRE O CURSO
Aperfeiçoar o conhecimento acerca da prática docente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, diante da legislação educacional brasileira e dos enfoques da sociedade vigente, que permeia a atuação do professor em sala de aula.
Os cursos de formação de professores têm reformulado e revisado seus currículos, com vistas a atender as mudanças da legislação educacional brasileira e da sociedade de modo geral. Posto isto, faz-se necessário o aperfeiçoamento dos graduados em pedagogia, professores e coordenadores que atuam nas instituições de Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a fim de alinhar a atuação docente com as políticas educacionais em vigência. Desse modo, o curso de especialização lato sensu em docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental terá sua proposta pedagógica com foco nas atuais políticas educacionais, visando o aprimoramento da formação profissional dos docentes para a primeira e segunda etapa da Educação Básica.
- Compreender as mudanças na legislação educacional brasileira para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental;
- Promover situações de reflexão entre teoria e prática, levando em conta os fatores da sociedade contemporânea;
- Propiciar aos profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental oportunidades de analisar e desenvolver propostas de organização do trabalho pedagógico;
- Aprimorar as práticas pedagógicas para a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando o uso das tecnologias digitais.
O curso se destina a formação continuada dos graduados em Pedagogia, professores e coordenadores das instituições de Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
12 meses
DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa
CARGA HORÁRIA: 30
DISCIPLINA: Ética e Relações interpessoais
CARGA HORÁRIA: 30
DISCIPLINA: Teorias da Aprendizagem
CARGA HORÁRIA: 30
DISCIPLINA: Fundamentos do Direito à Educação e Políticas Educacionais no Brasil
CARGA HORÁRIA: 30
DISCIPLINA: Infâncias e crianças na cultura contemporânea e nas Políticas de Educação Infantil
CARGA HORÁRIA: 30
DISCIPLINA: Os Referenciais Curriculares e a BNCC para a Educação Infantil
CARGA HORÁRIA: 30
DISCIPLINA: Planejamento, organização e gestão do espaço, do tempo e das rotinas em creches e pré-escolas
CARGA HORÁRIA: 30
DISCIPLINA: Propostas pedagógicas para a Educação Infantil
CARGA HORÁRIA: 30
DISCIPLINA: Educação Infantil e Anos Iniciais: aspectos da transição escolar
CARGA HORÁRIA: 30
DISCIPLINA: A organização do Ensino Fundamental e a perspectiva da BNCC
CARGA HORÁRIA: 30
DISCIPLINA: Propostas pedagógicas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
CARGA HORÁRIA: 30
DISCIPLINA: A prática pedagógica mediada por Tecnologias Digitais
CARGA HORÁRIA: 30
DISCIPLINA: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – Optativa
CARGA HORÁRIA: 30
COORDENAÇÃO
Douglas Vieira de Almeida
Doutorando e Mestre em Educação pelo PPGE-UFAL, Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió – FAMA e Especialista em Ciências Criminais pela mesma Instituição. É também licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau – UNINASSAU e Especialista em Gestão Educacional pela mesma IES.
Atualmente é Professor, Coordenador Institucional, Coordenador do Curso de Direito e Diretor Acadêmico Adjunto da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió – FAMA e Coordenador Institucional de Pós-Graduação da Faculdade Impacto.
Possui experiências nas áreas de Gestão Educacional, Direito, Metodologia da Pesquisa e TIC.